História

Adolfo Kolping começou sua obra no dia 6 de maio de 1849, com um pequeno grupo de jovens, a Associação dos Artífices que viria a ser a semente que leva hoje o nome de Obra Kolping.

Nos anos seguintes, Adolfo Kolping se dedicou de corpo e alma à sua associação.

Viajando, estabelecendo contatos, dando palestras, escrevendo, orientando, organizando, conseguiu fundar 418 associações de trabalhadores similares às de Colônia, com um total de 24.600 associados, em sete países da Europa.

Adolfo Kolping nunca gozara de boa saúde, faleceu em Colônia dia 4 de dezembro de 1865 com apenas 52 anos de idade.

Seu corpo está sepultado diante do altar de São José, na Igreja dos Minoritas, em Colônia.

No seu processo de beatificação constam inúmeras graças alcançadas por sua intercessão.

Ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em Roma, no dia 27/10/91, na presença de 30 mil membros da sua Obra.

1ª Comunidade Kolping na América Latina
Logo após o término da Primeira Guerra Mundial, imigrantes oriundos da Europa, em sua maioria jovens, que na pátria não conseguiam trabalho, trouxeram o ideal Kolping para América Latina. Em Buenos Aires, Argentina, no dia 9 de maio de 1923 formou-se o 1º grupo que se orientou no ideal de Adolf Kolping.

1ª Comunidade Kolping no Brasil
Em São Paulo, no dia 22 de junho de 1923 formou-se a 1º Comunidade Kolping do Brasil. Neste ano ela comemorou seus 85 anos de existência. Outras Comunidades Kolping surgiram no Rio de Janeiro (1924), em Itapiranga, Santa Catarina, por ocasião da visita do Secretário Geral Nattermann da Obra Kolping Internacional (1931) e em Curitiba (no início dos anos 40).

Ação Brasil
A 40 anos, estimulada pelo Concílio Vaticano II, a Encíclica “Populorum Progressivo”e através de experiências colhidas em encontros com países do Terceiro Mundo , a Obra Kolping decidiu em 18º Assembléia Geral Internacional do ano de 1968 em Salzburg/Áustria, dar um passo, que na área da missão e de assessoria ao desenvolvimento eqüivale a uma resolução inédita. Optou-se para que o esforço comum de todas as Comunidades Kolping para o terceiro mundo fossem direcionados para um país: o Brasil; e para um Setor: Profissionalização. Este projeto recebeu o nome de “Ação Brasil”. Assim como o fundador Adolf Kolping em sua época viajou pelos países para levar seus ideais, com os meios de que dispunha , a fim de dar uma resposta ao problema social de então, nós também deveremos procurar novos caminhos neste mundo que cada vez mais se estreita, a fim de enfrentar a questão social de hoje.

Constituição da Federação Nacional – “Obra Kolping do Brasil”
Os primeiros frutos foram as Comunidades Kolping “brasileiras” do Estado de São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso. Em 22 de novembro de 1973 agregavam-se as primeiras Comunidades Kolping formando uma Federação Nacional. Era o início da “Obra Kolping do Brasil”. Uma “Comunidade Kolping” consiste via de regra, na união de vários grupos, que se identificam como “Família Kolping”. Trata-se de grupos de artesãos, associações de lavradores, grupos de crianças, jovens e idosos, clube de mães, círculo cultural, grupos de alfabetização, escolas sociais, grêmios esportivos.

Principais responsáveis pela intrudução do Movimento Kolping no Brasil
No processo de inciação da Obra Kolping do Brasil, destacaram-se as atuações do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, que acolheu e introduziu a Obra Kolping do Brasil, tornando-se seu Primeiro Protetor; Monsenhor Luciano Tulio Grilli, Vigário em Carapicuiba, município de São Paulo e Professor de Teologia (convidado para ser o Assistente Eclesiástico do Movimento); e também o falecido Padre Justino Kleinwächter, sacerdote do Fidei Donun no Brasil e que, desde 1972, trabalhava como Coordenador Geral da Obra Kolping do Brasil. Estas pessoas foram as responsáveis maiores pela introdução do Movimento Kolping no Brasil, e impulsionaram sua arrancada no sentido da promoção integral da pessoa humana, através de seu processo de auto-organização comunitária.

2 Responses to História

1. Aimara says:

uma vez que esta é a minha primeira visita ao seu site, eu simplesmente queria dizer saudações! Web site maravilhoso